sexta-feira, 22 de maio de 2009


DICAS PARA A DONA DE CASA NUNCA ESQUECER


* Compre aos pouquinhos, pois se você comprar muitos produtos de uma vez, eles poderam sair da validade rapidamente. Além disso, ao fazer compra toda semana, comprará alimentos mais fresquinhos.

*Quando for ao supermercado tente fazer uma lista de alimentos realmente consumida pela família, para comprar somente o necessário, deixando para comprar as coisas que não são de primeira necessidade quando estiver com dinheiro sobrando.
* Ao passar pela feira (frutas, legumes e verduras)nao fique com vergonha de comprar somente uma peça de cada produto, pois são perecíveis e devem ser consumidos rapidamente, sendo que este um ábito das pessoas nos países europeus. As saladas e verduras que vem com talos, folhas e sementes aproveite o máximo possível, fazendo por exemplo sopas, bolos, farofas e torrando as sementes para servir como aperitivo, a casca do ovo, por exemplo é muito rica em cálcio, e pode ser misturada à farinha em bolos e pães -basta triturá-la no liquidificador. Outro exemplo é vinho que azedou, em vez de jogá-lo fora, use-o como vinagre nas saladas.

* Quando guardar os vegetais na geladeira, tenet guardá-los inteiros, caso contrário coloque em pacotes plásticos, feche bem e tire o vácuo, ja o abacaxi é bom guardá-lo com o miolo para não ficar com sabor de azedo, aquele abacate que você comeu só metade, a outra parte deve ser guardada junto com o caroço e coberto com papel filme(plástico), com isto você aumenta o tempo de vida de seus alimentos.

* Sobras de comida nunca devem ser guardadas na panela na geladeira, devemos colocá-las em potes pláticos, pois o alumínio poderá fazer mal ao seu organismo e com isto manterá a aparência e sabor na hora de esquentá-la para servir novamente.

* Muito cuidado ao comprar alimentos em promoção, pois muitas vezes a data de validade está para ser vencida, ou é produto com baixíssima qualidade, e o comerciante está querendo passar para a frente ou se livrar deles.

* Quando for servir seu prato, use o bom senso e sirva somente o que vai consumir, principalmente se não conhece bem o alimento que será servido, coloque um pouco se gostar você poderá repetir e sobra do prato não poderá ser aproveitada.

* Muitos compram produtos com fartura, mas isto não é sinal de qualidade, ao preparar um jantar para os amigos, evite exagerar nas proporções, faça somente a quantidade recomendada por pessoa, para que sua família não fique comendo o que sobrou a semana inteira.

*Para lavar calçadas, use sabão liquido ou detergente, gastará bem menos do que sabão em pó e terá muita espuma.

*Junte o máximo de roupa que puder para lavar, com isto você poderá usar a àgua que lavou os lençois por exemplo para bater as toalhas, ou poderá usar a àgua das roupas brancas para lavar as escuras, reduzirá o gasto da àgua, da luz e do sabão, na hora de passar tambem, pois se o ferro já estiver quente ao passar mais roupas não haverá desperdícios de energia.

"Com pequenas dicas, poderemos desembolsar muito menos na hora de pagar as contas"

Nenhum comentário:

Entre em Contato:

marli_stempinhaki@hotmail.com
jlua_jsol@yahoo.com.br