quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

SEDENTARISMO, VAMOS FICAR FORA


Você ainda lembra o tempo em que era comum acordar cedo, ir até a padaria, bater papo na banca de jornal e, um pouco mais tarde, ir a pé até o trabalho?
Então... Hoje muita coisa mudou, acordamos atrasados, engolimos um café, entramos no carro, ficamos horas no engarrafamento e, finalmente, chegamos ao trabalho.
Chegando lá, passamos o dia sentado na frente do computador. Muitas vezes não conseguimos levantar nem mesmo para comer.
Ao chegar em casa, a rotina da cadeira continua: telefonamos para comprar comida pronta, ligamos a televisão, fazemos algumas coisinhas e só levantamos do sofá para cair na cama.
Com a evolução da Internet e os equipamentos eletrônicos, o comodismo está tomando conta. Mas devemos ficar atentos: o sedentarismo é um mal moderno e contribui para o surgimento de várias doenças.
“Sentar é uma das principais causas das dores ortopédicas. Quando você fica sentado por longos períodos de tempo, os músculos que o sustentam na posição ereta afrouxam, e não conseguem suportar as suas costas tão bem”
Por isso lembre-se; movimentar-se é preciso e toda mudança de atitude tem que começar por algum lugar, então se seu objetivo é emagrecer e ser mais saudável comece com o mais básico: saia da cadeira e comece a andar!
Simples assim: quanto mais você se movimenta, mais calorias gasta e mais saudável fica, atividades simples sem exercício, movimentos banais, como passar aspirador pela casa, subir uma escada ou até mesmo andar pelo shopping levam a um gasto considerável de energia.
De acordo com James A. Levine, endocrinologista, atividades diárias como essas queimam mais calorias do que meia hora de exercício na esteira.
Além disso, ao realizar movimentos simples e básicos, como levantar e andar, você estimula seu metabolismo, reduz o colesterol e melhora sua atividade mental, e a sensação de cansaço pode ser reduzida em até 65% com exercícios. Homens e mulheres ativos têm 30% a menos de chance de desenvolver o Mal de Alzheimer. "Pode ser coincidência, mas agora que não vou ser mais sedentária, preciso urgente começar a andar mais”.

Nenhum comentário:

Entre em Contato:

marli_stempinhaki@hotmail.com
jlua_jsol@yahoo.com.br