sexta-feira, 29 de maio de 2009

11 maneiras de ajudar na alfabetização do seu filho

Você sabe que os pais podem e devem ajudar na ALFABETIZAÇÃO de seus filhos?
Isso mesmo! Mas não se preocupe, pois não se trata de ter de ensinar formalmente a criança a ler e a escrever, pois esta função é do professor.
Para isso você deve deixar o ambiente doméstico mais alfabetizador, colocando por exemplo, o filho em tudo o que você for fazer. Quando a criança é inserida nas atividades rotineiras, ela acaba percebendo a função real da escrita e da leitura, e como elas são importantes para a nossa vida, e vai querer participar cada vez mais e buscar o conhecimento dos pais, crescendo em constante contato com a leitura e a escrita. Se você inserir seu filho nos teus trabalhos, estará ajudando-o na aprendizagem e passando tranquilidade a ele, aliás, isto é fundamental para ele ter sucesso nas etapas futuras do aprendizado e do conhecimento.

Deixar bilhetes ou escrever cartas
Pois desde bem cedo a criança pode perceber isso, pelas atitudes dos pais. Deixe recadinhos na porta da geladeira, "Procure incluir a criança sempre que uma situação de comunicação escrita se apresentar na casa", exemplo: A Luanna e a mãe foram ao mercado.
Escreva cartas e estimule-a a fazer o mesmo (mesmo que saiam apenas rabiscos. Lembre-se: nessa fase do desenvolvimento, não se erra, se tenta acertar). exemplo: 'Vou escrever uma carta para a vovó contando como estamos. O que você quer que eu conte para ela?'. depois coloque cartinhas na caixa de correio e deixe seu filho encontrar, leia para ele, isto estimula ele a ler.
Preparar receitas culinárias na presença da criança
Na hora que for fazer um bolo, chame-o para ajudá-lo e peça que leia a receita para te ajudar. exemplo: "Vamos ver o que falta colocar? Ah, ainda preciso colocar 3 ovos, está escrito ai", ou, "veja se precisa de fermento?".
Ler histórias
"Quando a mãe lê uma história para a criança, ela é leitora junto com a mãe", acreditamos que as crianças sente mais vontade de ler quando veem seus pais lendo, deixe no banheiro gibis, revistas, contos de fadas...pois com isto ela sentirá vontade de ler quando estiver naquele local.
Leia mais de uma vez o mesmo livro, pois isso é importante para a criança começar a recontar aquela história depois para outras pessoas, ao ouvir histórias, a criança acaba percebendo que a leitura é feita da esquerda para a direita, verificar que existe desenhos, começa a notar que as palavras são escritas separadamente formando frases. "É comum, por exemplo, a criança perceber quando a mãe está pulando trechos da história (geralmente porque ela já está cansada e quer dar uma resumida na historinha). A criança vira e fala ‘tem mais coisa aí, mamãe’. Isso mostra que ela está já está amadurecendo como leitora.

Ser um modelo de leitor
Os pais devem ter um ambiente prazeroso para fazer sua leitura, o ambiente deve ser tranquilo, sem muitos ruídos, com boa iluminação, e deve-se sentar com a postura corporal correta, para não se cansar rapidamente, ter pais leitores também é fundamental para criança aderir à leitura. "Estante de livro não pode parecer santuário. As crianças têm de observar que os pais estão sempre mexendo ali, escolhendo um livro, lendo-o e comentando-o com a família.
Explorar rótulos de embalagens
Aproveite momentos de descontração, como durante as refeições, para ler os rótulos junto com seu filho, muitos são escritos em letra CAIXA ALTA, que é a qual a criança assimila antes da letra cursiva. "Com o tempo, ele começa a ler por imagem, por associação. Ele pode ainda não estar alfabetizado, mas já sabe o que está escrito naquela embalagem", explica a especialista.
Fazer listas de compras com seu filho
A criança adora ajudar o pai ou a mãe, chame-a para preencher a lista com você e faça com que ela perceba que você anota no papel as coisas que irá comprar, peça para olhar o que falta nos armários. Vá conversando com ela: "Vamos anotar para não esquecer. O que mais vamos ter de comprar? Então, vamos escrever aqui". Deixe que ela acompanhe com os olhos o que você está escrevendo e vá falando em voz alta.
Aproveitar as situações da rua
Olhe para as Placas de trânsito, nomes das lojas, outdoors, letreiros, panfletos, faixas... onde quer que frequentemos estaremos sempre em contato com o mundo letrado e é ótimo que os diferentes elementos sejam aproveitados com a criança. "Dá para levar em forma de brincadeira. 'Olha filho, tem uma placa igual a essa em frente à nossa casa. Sabe o que está escrito nela?
É por meio dessas situações que a criança vai percebendo as diferentes funções da escrita e fazendo associações".

Fazer os convites de aniversário com a criança
Escrever nos convitinhos de aniversário é uma etapa da festa da qual a criança precisa participar. Pergunte a ela: "o que teremos de escrever nos convites? Precisamos dizer onde vai ser e a que horas". Isso pode ser feito desde o primeiro aniversário da criança, repetindo nos anos seguintes, até chegar a vez em que ela própria irá querer escrever sozinha, com sua letrinha. Outra atitude interessante é escrever cartões de aniversário ou de casamento na frente da criança. "Esses nossos amigos irão se casar. Nos aniversários das pessoas da família, incentive-a a escrever algum cartão, mesmo que ela faça apenas desenhos. Pergunte que mensagem ela quis passar e em seguida faça um elogio ao seu trabalho.

Montar uma agenda telefônica
A agenda telefônica é um bom objeto a ser explorado com as crianças. Ela mostra, claramente, o que é texto e o que é número, com a função de cada um deles. O texto é usado para escrever o nome das pessoas ou dos lugares, enquanto o número é utilizado para informar o telefone. No dia a dia, chame a criança para observar essa diferença. "Olha filho, deste lado ficam os nomes das pessoas e deste o número do telefone delas. Vamos ver qual o número da casa da titia?".
Outros materiais escritos
Brinquedinhos com palavras e números, calendários, jogos de computador, álbum de fotografia com legendas, computador, tudo isso pode estar no ambiente de convivência da criança, mas... desde que realmente sejam usados por ela, e não funcionem como meros enfeites do seu quarto. Portanto, quando for montar um álbum com fotos de uma viagem, chame a criança para legendar cada foto com você. "Você lembra como se chamava este lugar? Vamos escrever aqui para sabermos daqui a um tempo". "A criança tem de perceber a função de cada um dos elementos que é posto para ela. Houve um tempo em que pais e professores acreditavam que bastava etiquetar os objetos (etiqueta com a palavra cama na cama, com a palavra armário no armário) para as crianças se familiarizarem com a língua. Mas as pesquisas mais atuais mostraram que os diversos gêneros textuais precisam estar presentes e serem usados dentro de uma função comunicativa.
Respeitar o ritmo da criança
Lembre-se: começar a ler e a escrever mais tardiamente não representa problema de aprendizagem ou falta de inteligência. Na maioria dos casos, significa apenas que a criança ainda não atingiu um nível necessário de maturidade. Segundo especialistas, a criança fica um tempo absorvendo muita informação e de repente dá uma decolada, mostrando que conseguiu entender o processo. "É literalmente um 'click', mas que acontece em momentos diferentes para cada criança", sendo que se você costuma falar errado, ela aprenderá a falar errado, então fale o mais certo possível. A criança grava as palavras como ela ouve, exemplo: se você falar "ada" em lugar de "água" ela vai gravar ada, ajude-a falando corretamente e boa sorte nesta ajuda que a sua família pode dar aos professores.

Nenhum comentário:

Entre em Contato:

marli_stempinhaki@hotmail.com
jlua_jsol@yahoo.com.br