segunda-feira, 1 de junho de 2009


O Meu Filho Gagueja.
Você sabe que aproximadamente 20% das crianças gaguejam em determinados momentos da sua vida, mas a maioria das crianças ultrapassa a fase da gagueira e tornam-se oradores perfeitamente fluentes.
No entanto, para 1% das crianças, a gagueira torna-se um mal crônico, que poderá incomodá-la mais tarde, se não for acompanhado por um especialista, um terapeuta da fala (fonoaudiologo). Quanto mais tempo esperar, mais difícil será eliminar a gagueira com sucesso.
A terapia não é, normalmente, aplicada pelo próprio terapeuta, mas pelos pais.

  • Pequenas alterações no modo dos pais falarem e no comportamento da criança aumentarão sua confiança e a sua capacidade em falar fluentemente. O terapeuta da fala discutirá os melhores métodos para atingir este objetivo.
  • A gagueira do seu filho não é culpa sua. No entanto, você pode contribuir de modo significativo para ajudar a diminuir e/ou eliminar a gagueira, alterando ligeiramente o modo como fala e se comunica com o seu filho e aumentando a auto-estima da criança.
  • Deve-se evitar guardar silêncio sobre o assunto. Quando uma criança gagueja, os pais e outros familiares ficam muitas vezes envergonhados e fingem que a gagueira não existe, isto só aumentará as dificuldades de seu filho, deve se falar com ela(a) pausadamente, e com palavras inteiras
  • A criança sente-se impotente e sozinha com a sua gagueira, e esta condição só piora a situação. Assim, deve-se tentar falar com a criança sobre a sua gagueira.
    · Tente não mostre ansiedade.
    · Deve-se falar sobre a gagueira casualmente, como se fosse uma situação normal, para evitar dar demasiada importância ao assunto.
  • Quando falar com a criança evite palavras como 'gagueira' ou 'gaguejar', devemos usar palavras que façam parte do vocabulário da criança. Por exemplo, diga "engasgar." Ou seja, filho você está engasgando a palavrinha.
  • Não diga à criança para "falar devagar" ou "para falar com calma" ou para "respirar fundo", pelo contrário fale você com calma, fale muito devagar, de modo despreocupado, pois ela vai querer copiar o pai, mãe e familiares, se os pais chegam em casa querendo contar tudo ao mesmo tempo, ela vai querer fazer igual e falando mais alto para chamar a atenção.
    · Se você corrigir a criança, ela perde a confiança na sua capacidade de falar e a gagueira aumenta. Use frases curtas que uma criança possa compreender facilmente.
  • Se a criança lhe fizer uma pergunta, aguarde alguns segundos antes de responder. Mais uma vez, a criança irá imitá-lo e demorar o tempo que for necessário quando falar.
  • Quando a criança falar com você olhe diretamente para ela e dê-lhe toda a sua atenção.
    · Normalmente, a gagueira aumenta quando a criança tem a impressão que não está a ser ouvida, ou quando os pais estão com pressa.
    · Use expressões faciais como sorrizo, espanto etc, para mostrar ao seu filho que você está ouvindo e que está recebendo a mensagem.
  • Mantenha contato direto nos olhos da criança, mesmo quando ela gaguejar, aguarde ela terminar e repita o que ela falou.
  • Seja paciente. Não mostre a sua desaprovação ou preocupação com a gagueira. Mostre à criança que a aceita tal como ela é, e que isto já vai passar.
  • Não interrompa a criança quando ela falar. A criança fica menos tensa e falará melhor se não for interrompida.
  • Certifique-se que todos os membros da família falam um de cada vez e não deixe que falem todos juntos como papagaios.
  • Uma criança não gosta de se sentir pressionada com perguntas, faça uma pergunta por vez e aguarde ela responder para depois fazer outra. Isto é especialmente verdade em crianças com problemas de gagueira.
  • Elogie o seu filho sempre que ele fizer alguma coisa bem, quando falar corretamente, incentive a pedir comida, àgua etc, sempre soletrando as palavras. Isto aumenta a auto-estima da criança.

    Gagueira em criança
  • Diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento dos distúrbios da fala
    Cada criança tem seu tempo para desenvolver a fala. E, em média aos 3 anos, ela já conversa sem grandes problemas de vocabulário. Mas há aquelas que por volta dessa mesma idade apresentam distúrbio de fluência, com repetições (ca-casa), alongamentos (sssssapo) ou bloqueios de sons ou sílabas - é a gagueira.
  • A gagueira é um distúrbio com base neurológica. Ou seja, o cérebro tem dificuldade de controlar os movimentos automáticos da fala espontânea. “Ela é involuntária. A pessoa não gagueja porque quer ou porque não tem força de vontade para controlar sua fala”, diz Dr Air Belinho, psicologo.
    E há influência da genética. Cerca de 55% das pessoas que gaguejam têm alguém da família com gagueira. Porém, mesmo com essa herança ela pode ou não se manifestar.
  • Com diagnóstico muitas vezes negligenciado, segundo a especialista, há pais que não tomam nenhuma atitude quando percebem que o filho é gago, por achar que o problema vai se resolver com o tempo, ou ainda pressionam a criança para que fale sem gaguejar.
    Isso pode piorar a situação. Há mitos que precisam ser derrubados: insegurança, timidez, nervosismo ou ansiedade não causam gagueira.
    Diagnóstico e tratamento.
  • Identificar quando o filho tem problema de fala é fácil. “Repetições, alongamentos e bloqueios são perceptíveis, principalmente se vêm acompanhados de falta de sincronia com a respiração, ou com movimentos faciais que mostrem esforço na produção dos sons da fala”, diz Ignês.
  • De acordo com a fonoaudióloga, tratar a gagueira assim que a criança começa a apresentar o distúrbio permite 98% a 100% de recuperação. Procurar o quanto antes um profissional especializado em distúrbios da fluência, que vai traçar o tratamento dependendo de cada caso, evita que a criança tenha de enfrentar o preconceito que existe até hoje.

Nenhum comentário:

Entre em Contato:

marli_stempinhaki@hotmail.com
jlua_jsol@yahoo.com.br