terça-feira, 9 de junho de 2009

Você é uma pessoa ciumenta?

Dizem que o ciúme é o "tempero do amor", mas como todo tempero, não pode ultrapassar certos limites, para não se tornar indigesto, ou então vai trocar o sabor maravilhoso, pelo ódio.

Os relacionamentos entre as pessoas sempre pressupõem certo ciúme, ou seja, pequenas doses, o que indica que existe interesse mútuo, ou apenas é como a satisfação de saber que se ama e é correspondido. O ciúme é um sentimento de origem complexa, pois envolve pensamentos, emoções, reações físicas e muitas vezes o comportamento das pessoas.

No começo, é um sentimento "natural" e instintivo, vivenciado por todas as pessoas em algum momento da vida. A ausência ou o excesso dele pode prejudicar o relacionamento entre pessoas que se querem bem. A causa fundamental deste sentimento é o medo da perda, e isto envolve sempre três ou mais pessoas, o marido ou esposa / namorado ou namorada e a terceira pessoa que sempre é o pivô ou motivo do ciúme. Muitas vezes este ciúme é tão grande que a pessoa sente ciúme até dos amigos, dos filhos, e isto se torna uma doença.

O ciúme pode ser “Moderado” ou “ocasional, ele pode ser saudável e potencializar as emoções, tornando-se um estímulo positivo ao amor.

O ciúme positivo protege o relacionamento, pois demonstra aos membros do casal que um não deve considerar o outro definitivamente conquistado. Isso pode estimular o casal a continuar fazendo um esforço consciente para assegurar que o parceiro se sinta valorizado e amado.
“A psicoterapia individual ou de casais pode ajudar muito quando o ciúme é excessivo e interfere no bom relacionamento. O tratamento fortalece a autoconfiança. Apenas quem confia em si mesmo é capaz de confiar-nos outros”
Quando o ciúme é intenso e irracional, quase sempre acaba afastando o casal, pois sua manifestação é desproporcional à situação.

Por exemplo: Quando o homem faz uma cena embaraçosa de protesto porque sua mulher foi beijada na face por um velho amigo que ela reencontrou por acaso, além de ciúmes ele sente medo de perde-la e não está confiando em si mesmo.
Muitas vezes a pessoa ciumenta, na ânsia de não perder o ser amado, fere os sentimentos dele com acusações irreais, o que vem a abalar os laços que os unem. A pessoa ciumenta dificulta a "liberdade" do parceiro, invade seu espaço pessoal e sua privacidade. Abre correspondências, ouve telefonemas, examina bolsas e bolsos, segue ou contrata alguém para seguir a pessoa objeto de ciúme.

O controle que o ciumento tenta manter sobre o parceiro vai “sufocando”, e faz com que se afasta cada vez mais para ter a tranqüilidade necessária para viver. Quem convive com uma pessoa muito ciumenta compromete sua espontaneidade, pois vive “pisando em ovos” para evitar uma crise. A vítima fica cada vez mais ressentida, com aquilo que considera ser falta de confiança do companheiro nos laços que os unem.

Muitas vezes problemas emocionais, com origem na infância, podem ser a causa do ciúme doentio. A insegurança e a baixa auto-estima são características muito comuns em pessoas com esse sentimento. As pessoas com ciúme excessivo sentem um grande medo de perder o amor da pessoa amada. Na maioria das vezes esse medo é irreal. Essa fantasia alimenta pensamentos negativos, que por sua vez aumentam o ciúme.

“Por isso, comemore o dia dos namorados com apenas uma pequena pitada de ciúme. O amor fica mais forte e o sexo mais apaixonado”.

Nenhum comentário:

Entre em Contato:

marli_stempinhaki@hotmail.com
jlua_jsol@yahoo.com.br